44 3269-1739 / 44 99767-1375
viveiro@biggarden.com.br

Estilos de jardim: contemporâneo

Cinque Terre

No paisagismo, existem diversos estilos de jardim, que vão dos clássicos europeus aos áridos e tropicais. E assim como acontece na moda, alguns estilos e plantas se tornam marca registrada de determinada época.

Atualmente, algumas espécies têm sido muito procuradas para compor o que podemos chamar de jardim contemporâneo. Esse estilo tem um aspecto mais clean, com poucos elementos ornamentais e usa plantas de fácil manutenção.

A seguir, falamos de algumas dessas espécies. Você pode conferir as fotos de cada uma delas na galeria!

1. Buxinho (Buxus sempervirens): esse arbusto é muito utilizado devido à sua capacidade de ser moldado através de poda. Geralmente é vendido em formato arredondado, mas também pode ser usado como cerca viva. É uma planta rústica de fácil cultivo, podendo ser cultivado em sol pleno ou meia-sombra, mas precisa de podas frequentes para manter o formato.

2. Podocarpo (Podocarpus macrophyllus): também conhecido como pinheiro de buda, é a planta mais utilizada como cerca viva atualmente. Quando plantado lado a lado, com cerca de 3 mudas por metro linear, forma uma parede verde. Como toda cerca viva, é necessário fazer poda de manutenção periodicamente.

3. Moreia (Dietes bicolor): essa planta herbácea com flores de cor creme tem sido largamente utilizada em canteiros e maciços, pois cresce em forma de touceira e atinge cerca de 60 cm de altura. É de fácil manejo, requerendo apenas poda de limpeza para remoção de folhas secas e floresce várias vezes ao ano quando plantada a sol pleno.

4. Liriope (Liriope spicata): também é uma planta herbácea, mas de porte menor que a moreia, chegando a cerca de 30 cm de altura. É encontrado tanto com as folhas verdes escuras quanto variegata, com listras verticais mescladas de branco e verde claro. Requer somente poda de limpeza e raramente floresce na nossa região.

5. Fênix (Phoenix roebelenii): é uma palmeira de pequeno porte, tem crescimento lento e altura total que varia de 2 a 4 m de altura quanto adulta, sendo conhecida como palmeira-anã. Por esse motivo, é muito utilizada em jardins pequenos e até em vasos.

6. Cica (Cycas revoluta): essa planta lembra uma pequena palmeira, mas na verdade é um arbusto. Cresce muito lentamente, cerca de 4 cm ao ano, e pode chegar a 2 m de altura. É uma planta muito rústica, deve ser cultivada a sol pleno, e pode ser mantida em vaso.

7. Dracenas (Dracaena): muitas espécies diferentes fazem parte da família das dracenas, algumas são de sol pleno e são largamente utilizadas no paisagismo, outras de sombra e meia-sombra, muita usadas na decoração de interiores. Entre as que costumam ser usadas em jardins, temos a dracena pena de índio (foto), dracena vermelha e a tricolor.

8. Forrações: são plantas herbáceas de pequeno porte, que atingem em média 40-50 cm de altura. Devido à sua florada, são usadas em canteiros, bordaduras e vasos. Existem diversas espécies que se adaptam tanto a sol pleno quanto à sombra. Em geral, são plantas de ciclo de vida curto, devendo ser substituídas após alguns meses. Entre as mais usadas em jardins, temos sunpatines (Impatiens novo guinea hibrido) (foto), mini-ixora (Ixora coccinea compacta), begônia (Begonia elatior), cravina (Dianthus chinensis), entre outras.

Se você busca um jardim atual e de fácil cuidado, então esse é o estilo perfeito para você!

Big Garden
44 3269-1739 / 44 99767-1375
viveiro@biggarden.com.br
Av. Senador Petronio Portela, 1108 - Jardim Aclimação -
CEP: 87050-720
Maringá / PR
© 2017 Big Garden - Todos os direitos reservados