44 3269-1739 / 44 99767-1375
viveiro@biggarden.com.br

As exuberantes begônias

Cinque Terre

As begônias fazem parte de uma família enorme, com milhares de espécies. Algumas produzem flores de diversas cores, enquanto outras são cultivadas devido à sua folhagem exuberante, com estampas únicas. Este é o caso das begônias rex, caracol, brevirimosa e maculata.

As begônias rex são conhecidas de longa data, têm folhagens que variam do vermelho brilhante ao verde-limão e vão até o prateado. Elas são originárias da Índia, e muitas das que temos atualmente são plantas híbridas, criadas através do cruzamento de espécies diferentes.

Já entre as begônias que são novidade no Brasil, temos a begônia caracol, também conhecida como begônia escargot. Ela tem folhas em formato de espiral, que lembram a concha do caracol. Essa begônia já existia na Europa, mas foi lançada no Brasil este ano, então ainda não é encontrada facilmente.

Outra espécie que chegou aqui recentemente é a begônia breverimosa. Essa espécie exótica é originária da Nova Guiné. As folhas têm um vermelho forte, bem brilhante, contrastando com os veios verde escuros. E essa beleza estonteante é natural, pois a breverimosa não é uma espécie híbrida. Devido ao formato das folhas, faz parte das chamadas “begônia asa de anjo”.

Por fim, temos a maculata, que se tornou a begônia mais cobiçada de 2020! E é fácil entender o porquê. Ela tem uma folha incrível, estampada com bolinhas brancas que contrastam com o fundo verde escuro, além do verso vermelho vivo! Uma curiosidade: a begônica maculata é nativa do Brasil, mas passou a ser cultivada por aqui como planta ornamental muito recentemente, tanto é que foi lançada comercialmente há poucos meses.

Devido à grande procura pela maculata, os produtores têm enfrentado dificuldades para atender a demanda, pois a produção de plantas tem limitações. Mas a gente espera que, em breve, haja uma oferta maior dela no mercado. Assim, todo mundo que é louco por planta vai poder admirar essa beleza de perto.

Apesar de terem origens diferentes, os cuidados com essas espécies de begônias são iguais. Como são plantas tropicais, gostam de sombra e água fresca.

Devem ficar em locais com boa luminosidade, mas sem sol direto. Elas não toleram frio, então precisam ser protegidas no inverno, e nada de ar condicionado para elas.

Devem ser plantadas em substrato bem solto, com boa drenagem. Isso porque, apesar das begônias gostarem de umidade, se o solo ficar encharcado, a planta apodrece facilmente. No momento da rega, também é importante não molhar as folhas para evitar a proliferação de fungos.

E se as folhas da sua begônia desmaiarem por falta de água, não se preocupe. Elas são um pouco dramáticas mesmo, mas se você não demorar para regar, as folhas logo voltam ao normal.

Agora que você sabe como cuidar das begônias, já pode começar a sua coleção.

Big Garden
44 3269-1739 / 44 99767-1375
viveiro@biggarden.com.br
Av. Senador Petronio Portela, 1108 - Jardim Aclimação -
CEP: 87050-720
Maringá / PR
© 2017 Big Garden - Todos os direitos reservados