(44) 3269-1739 / (44) 99767-1375
viveiro@biggarden.com.br

10 plantas para começar sua urban jungle

Cinque Terre

Cultivar plantas dentro de casa não é exatamente uma novidade. Certamente você se lembra, ou tem fotos da sua infância, de grandes samambaias na varanda ou um vaso com espada-de-são-jorge na porta de entrada. Durante muito tempo, gostar de plantas foi considerado “coisa de vó”.

Atualmente, com muitas pessoas vivendo em centros urbanos, em apartamento e casas cada vez menores, surgiu uma tendência que busca resgatar nosso contato com a natureza: estamos falando da “urban jungle” ou selva urbana, em tradução livre.

Essa tendência nada é mais do que trazer para dentro de casa as plantas que antes estavam relegadas ao jardim. Além de deixar a casa mais bonita e aconchegante, a proximidade com o verde também melhora a qualidade do ar e promove sensação de bem-estar.

Mas vale lembrar que plantas não são meros objetos de decoração, são seres vivos que têm necessidades específicas de luminosidade, rega e adubação. Então separamos 10 espécies que vivem bem em ambiente interno e são fáceis de cuidar. Confira a galeria de fotos no final do post!

1. Espada-de-são-jorge (Dracaena trifasciata)

Essa planta muito popular é integrante de uma família que abriga uma enorme variedade de espécies (antigamente pertencia ao gênero Sansevieria, mas atualmente passou ao das Dracenas). Quando tem as bordas amarelas, como na foto, é chamada de espada-de-santa-bárbara ou espada variegata. É uma planta muito versátil, se adaptando tanto a lugares com pouca luminosidade, como corredores e banheiros, quanto a áreas externas. Também é bastante resistente e precisa de rega com pouca frequência. Essa é dura de matar!

-Luz: sombra, meia-sombra ou sol pleno

-Água: uma vez por semana, em média

 

2. Zamioculca (Zamioculcas zamiifolia)

Ela tem folhas tão brilhantes que parecem de plástico, tanto que muitas vezes é confundida com uma planta artificial. Embora não possa ser exposta à luz solar direta, também é uma planta resistente, se adapta bem à lugares pouco iluminados e não gosta de muita umidade. Por ser tolerante a ambientes com ar-condicionado, a zamioculca é bastante usada em ambientes corporativos, como escritórios.

-Luz: sombra

-Água: uma vez por semana, em média

 

3. Pacová (Philodendron martianum)

Por ter uma folhagem exuberante, de um verde intenso e brilhante, é muito usado na decoração de ambientes internos. Gosta de iluminação indireta, rega moderada e não exige muita manutenção.

-Luz: sombra

-Água: uma vez por semana, em média

 

4. Dracena pau d’água (Dracena fragrans)

O nome vem do fato de que essa planta pode ser propagada através da água: é só cortar o tronco e deixar na água que depois de algum tempo as raízes começam a surgir. O pau d’água é muito rústico, então não exige muitos cuidados. Se adapta tanto a ambientes com pouca luminosidade quanto à luz direta, e precisa de rega pouco frequente.

-Luz: sombra, meia-sombra ou sol pleno

-Água: uma vez por semana, em média

 

5. Costela-de-adão (Monstera deliciosa)

Com certeza você já viu essas folhas entrecortadas em formato de coração estampadas por aí. A costela-de-adão é atualmente uma queridinha da decoração e até da moda! Tanto é que ela tem até uma hashtag própria no Instagram, a #monsteramonday. Essa planta tropical se adapta tanto a ambientes externos quanto internos, mas o ideal é que tenha boa luminosidade. Também é bastante resistente e precisa de regas moderadas.

-Luz: sombra, meia-sombra ou sol pleno

-Água: de uma a duas vezes por semana

 

6. Figueira-lira (Ficus lyrata)

Você já deve ter visto uma foto dessa planta que se tornou muito popular na internet recentemente. A figueira-lira, mais conhecida por seu nome científico ficus lyrata, tem esse nome pois suas folhas tem o formato da lira, um instrumento musical. Trata-se, na verdade, de uma árvore, que passou a ser cultivada em vasos não faz muito tempo. Ela gosta de boa luminosidade e ambiente arejado, então procure colocar perto de portas ou janelas.

-Luz: sombra ou meia-sombra

-Água: de duas a três vezes por semana.

 

7. Estrelitzia branca (Strelitzia augusta)

Essa planta tropical tem folhas semelhantes às da bananeira, que se abrem em forma de leque. Costumava ser utilizada no paisagismo somente em áreas externas à meia-sombra ou sol pleno, mas atualmente tem sido cultivada em ambientes internos em vasos. Porém, precisa de bastante luminosidade e ambiente arejado, então recomenda-se que seja posicionada próxima a janelas ou portas.

-Luz: meia-sombra ou sol pleno

-Água: de duas a três vezes por semana

 

8. Xanadu (Philodendron xanadu)

Essa espécie pertence à família dos filodendros e é nativa do Brasil. Versátil e resistente, o xanadu adapta-se tanto ao sol quanto à sombra e não requer muita manutenção. Também é uma das plantas que costumava ficar somente no jardim, mas passou a ocupar o interior das casas recentemente e já se tornou uma queridinha.

-Luz: sombra, meia-sombra ou sol pleno

-Água: uma a duas vezes por semana

 

9. Lança-de-são-jorge (Sansevieria cylindrica)

O nome vem do formato de suas hastes, que são cilíndricas, pontiagudas e compridas. Assim como a espada-de-são-jorge, a lança também é super resistente e se adapta bem a qualquer condição de luminosidade. Uma verdadeira guerreira!

-Luz: sombra, meia-sombra ou sol pleno

-Água: uma vez por semana, em média

 

10. Palmeira-leque (Licuala grandis)

Essa palmeira de porte pequeno tem folhas exuberantes, plissadas e em formato de leque. A licuala pode ser cultivada tanto no jardim quanto em ambiente interno. Porém, por gostar de bastante luminosidade, deve ser colocada próxima a portas ou janelas.

-Luz: sombra ou meia-sombra

-Água: duas vezes por semana, em média.

 

Fique atento: a frequência de rega indicada é uma estimativa e poderá variar de acordo com as condições climáticas, época do ano etc.

Cultivando as espécies certas, todo mundo pode ter sua selva particular, mesmo os jardineiros mais inexperientes. E você, já escolheu a sua?

Big Garden
(44) 3269-1739 / (44) 99767-1375
viveiro@biggarden.com.br
Av. Senador Petronio Portela, 1108 - Jardim Aclimação -
CEP: 87050-720
Maringá / PR
© 2017 Big Garden - Todos os direitos reservados